VW Up! Clube do Brasil
Câmbio i Motion - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Câmbio i Motion (/thread-332.html)

Páginas: 1 2 3 4 5


RE: Câmbio i Motion - NatanRavel - 03/09/2014 13:30

Bom esclarecimento, sempre me questionei porque o barulho nos dualogic é tão alto, mesmo longe do carro dá pra saber se tem um dualogic por perto pelo barulho da bomba hidraulica, já no up quase não aparece.Valeu a informação.


RE: Câmbio i Motion - NatanRavel - 03/09/2014 20:34

Onde consigo mais informações sobre esse cambio? já que é especifico do up?(e o manual de instruçoes é feito pra leigos)


RE: Câmbio i Motion - Pedro Josino - 04/09/2014 01:15

(03/09/2014 09:14)eduardo.jalaim Escreveu:  Olá amigo.

A diferença principal é que este iMotion que equipa o up! é totalmente elétrico, são 3 motores elétricos, o que aciona/desaciona a embreagem, o que escolhe a marcha (posiciona) e o que engata/desengata a marcha selecionada, neste sistema não existe fluido algum.

Diferentemente de todos os outros da linha VW e dos Dualogic da FIAT, que funcionam com sistema eletro-hidráulico, usando atuadores hidráulicos que são comandados eletricamente (solenoides).

Portanto a teoria que usou no início deste tópico de aliviar o peso da embreagem no atuador, no up! está descartada, pois ele trabalha com posições, ao acionar a embreagem o motor que cuida disso desliga e fica nesta posição sem esforço algum.

Até mais.

Essa característica elétrica é do I-Motion de 2ª Geração?

Confesso que fiquei com receio de adquirir o Red automatizado pelo histórico de problema dos I-Motion e Dualogic de 1ª Geração. Li em algum lugar que a 2ª Geração era mera atualização de software e o reforço em uma peça, diminuindo o tranco e desgaste. Só não lembro aonde li.

Me parece que o Novo Fox terá o mesmo câmbio I-Motion do Up!


RE: Câmbio i Motion - eduardo.jalaim - 04/09/2014 10:58

(04/09/2014 01:15)Pedro Josino Escreveu:  Essa característica elétrica é do I-Motion de 2ª Geração?

Confesso que fiquei com receio de adquirir o Red automatizado pelo histórico de problema dos I-Motion e Dualogic de 1ª Geração. Li em algum lugar que a 2ª Geração era mera atualização de software e o reforço em uma peça, diminuindo o tranco e desgaste. Só não lembro aonde li.

Me parece que o Novo Fox terá o mesmo câmbio I-Motion do Up!
Olá amigo.

O iMotion do up! é de origem alemã é produzido pela ZF e conta com software elaborado em conjunto com a Porche, comandado por motores elétricos.

Já o iMotion do restante da linha e os Dualogic são produzidos pela própria montadora (VW e FIAT) é o mesmo câmbio das versões manuais e recebem o "robô" da Magneti Marelli, o software fica por conta das montadoras também, este como dito antes, com comandos eletro-hidráulicos.

Até mais.


RE: Câmbio i Motion - Cadu5000 - 04/09/2014 11:38

Estou completando 1 mês de uso com o I-Motion e estou satisfeito. Esse sentimento aumenta a medida que vou me familiarizando com o mesmo, tanto que em aclives eu estou usando o manual, deixar por conta da central deixa o carro com um "raciocínio" equivocado, em alguns casos, proporcionando assim o desgaste elevado do sistema e por consequência o de combustível também. O legal que o up! tem comportamento esperto e não deixa você na mão.


RE: Câmbio i Motion - fredepereira - 04/09/2014 13:33

Olá pessoal!

Após uma semana de uso intenso do carro, posso dizer o que senti dele. Bem, vou dividir minha opinião em dois aspectos: positivos e negativos.
Positivos: Os trancos são suaves, sem alarde. O modo D prioriza a economia, sempre; O carro é muito esperto e econômico; Não me deu nenhum susto até agora. Mesmo estando no modo manual ele reduz marchas quando a velocidade é reduzida; A subida das marchas só ocorre quando é atingido o limite dos giros (modo manual).
Negativo: No modo D o carro é meio bobo, é preciso jogar no manual e reduzir quando você quer mais agilidade (algo que quando feito funciona perfeitamente). É preciso segurar no freio de mão em aclives; Fazendo isso ele não volta.

Confesso que fiquei positivamente surpreendido com o câmbio. Já peguei as manhas deles, que basicamente é reduzir marcha ou jogar para o manual quando você quer agilidade. No uso "normal" o modo D atende as necessidades plenamente. Estou rodando cerca de 30km por dia com ele num misto urbano/rodoviário. O consumo está em 16km/l na gasolina v-power. Próximo tanque será com etanol.


RE: Câmbio i Motion - Leonardo1912 - 09/09/2014 08:12

Bom dia,

Estou pensando em adquirir um Move 2 portas i-motion para minha esposa, ela não tem muita experiencia tá começando a dirigir agora, como ela terá que fazer uma percurso longo todos os dias entre cidade e estrada com minha filha recém nascida estou pensando em adquirir com i-motion para que ela tenha comodidade e facilite já que não tem experiencia no transito de SP. Gostaria de opinião se vale a pena, se é interessante ainda mais pra ela.
Li ontem uma matéria na NA falando muito mal do cambio no up, agora bateu um receio em relação a compra. Alguém tem ideia do programa de manutenção do i-motion?


RE: Câmbio i Motion - douglasedu - 09/09/2014 08:50

eu acho que o pessoal tem que tomar cuidado em publicar esse tipo de matéria, pois não é só pra quem quer ter conforto que o carro com cambio automatizado serve e sim para as pessoas que tem pouca prática em trocar as marchas em câmbio manual e pessoas portadores de deficiências.

Pelos relatos, vejo que o pessoal que possui o carro com este tipo de câmbio no geral é positiva, surpreendendo em economia e conforto.

No final das contas, não existe um carro de entrada tão bom quanto ao up, econômico e seguro com câmbio automatizado.

Quem quer ver uma reportagem de verdade, vejam o vídeo do Arnaldo Keller que relata sua experiência com o câmbio automatizado do VW Up:

http://www.youtube.com/watch?v=CMbaq3WqLrs

Abs.


RE: Câmbio i Motion - fredepereira - 09/09/2014 09:33

(09/09/2014 08:12)Leonardo1912 Escreveu:  Bom dia,

Estou pensando em adquirir um Move 2 portas i-motion para minha esposa, ela não tem muita experiencia tá começando a dirigir agora, como ela terá que fazer uma percurso longo todos os dias entre cidade e estrada com minha filha recém nascida estou pensando em adquirir com i-motion para que ela tenha comodidade e facilite já que não tem experiencia no transito de SP. Gostaria de opinião se vale a pena, se é interessante ainda mais pra ela.
Li ontem uma matéria na NA falando muito mal do cambio no up, agora bateu um receio em relação a compra. Alguém tem ideia do programa de manutenção do i-motion?

Creio que para uma iniciante está ótimo. O único porém é que ela vai ter que se acostumar a se valer do freio de mão em aclives ou em manobras, o pois o UP! desce com gosto nessas ocasiões; mas considerando que na embreagem a manobra necessária para evitar isso é bem mais complexa, creio que ela sentirá vantagens. No modo D ele funciona muito bem para quem gosta de andar "de boa", pois agilidade é só no modo manual mesmo. Creio que melhor que o UP! só um câmbio automático mesmo, mas ai já estamos falando de carros com preços próximos de R$ 50.000,00, como o HB20 1.6 ou o ônix 1.4.


RE: Câmbio i Motion - Leovza - 11/09/2014 03:51

Meu medo desses câmbios é a manutenção caríssima, existem muitos relatos de problemas no acionador na parte hidráulica, desgaste prematuro da embreagem (o desgaste ja tende ser maior e ainda reforçados por conta das falhas hidráulicas) e contas salgadas para a troca da embreagem e concerto, coisas assustadoras como R$4500,00.

Os imotion tradicionais que vale mencionar é o mesmo da FIAT, dualogic, da magneti marelli, só muda a programação, cada fabricante faz o seu acerto e a Vw é disparado melhor nisso porem os relatos de problemas são intermináveis e os custos de reparação absurdos.

Como o up! Mudou totalmente o conceito, acionadores elétricos (abandonando os problemáticos hidráulicos) e da marca ZF, reconhecidissima em câmbios, tomara que pelo menos esse fantasma tenha espantado porque se der problema vai cair no mesmo conceito, baixa durabilidade e custo alto de reparação.

Quanto essa história de "tecnologia porsche" a Vw é dona da porsche, Bugatti, lamborguini, Audi e outras e toda a tecnologia é compartilhada mas tenham certeza que não
existe porsche que troca de marcha que nem um imotion.rsrs (só os clientes bêbados nas versões manuais.rsrs) isso não passa de marketing, o estagiário da porsche deve ter ajudado em algum logaritmo e falaram isso.rs porem pode ter certeza que tem muito o que desenvolver ainda e creio a principal ser a parte de software, o cambio entender melhor o que o motorista quer e precisa é acionar a embreagem como nos meros mortais fazemos com tanta facilidade porem parece ser tão dificil um computador entender.