Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
08/06/2016, 08:16
Resposta: #11
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
O meu é TSi e o dia mais frio que liguei o carro foi hoje (12°C). Ligo a chave, espero o ponteiro do nivel do combustível chegar a posição dele e dou a partida, pega de primeira e com etanol no tanque, como todos os colegas citaram.

@jordan7bass, o problema de início pode ser combustível, tenta usar todo esse tanque de gasolina e abastece um pouco em outro pra testar, veja se o problema persiste e se for o caso, visitar a concessionária pra explicar o problema e ver se conseguem fazer uma verificação rápida com scanner...

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/06/2016, 08:34 (Resposta editada pela última vez em: 08/06/2016 08:43 por jordan7bass.)
Resposta: #12
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
Hoje fiz mais um teste. Com o carro nas mesmas situações que citei anteriormente.
Hoje novamente marcando 20ºC no painel.
Fiz uma maracutaia, só pra ver no que dava:
Antes de ligar o veículo, apertei 5 vezes o acelerador.
Logo após, liguei a chave sem dar partida, apertei mais 5 vezes no acelerador.
Desliguei a chave. Liguei a chave novamente e mais 5 vezes no acelerador.
Preparando para a partida, deixei o pé leve sobre o acelerador, e dei a partida,
o carro no início tendeu a morrer com o giro bem lá em baixo, porém acho que as aceleradas o fizeram não morrer e pegou.
Mas de qualquer forma, nenhum carro tem que ficar apertando o acelerador pra dar partida sendo abastecido na gasolina e marcando 20ºC. Certo?
Vou zerar o tanque, mudar o posto e combustível, e verificar como será a partida. Aguardar resposta da VW, e levar na CSS.

Fiquei refletindo. O que fez o carro dar partida?

1. Bombear o acelerador algumas vezes antes da partida. Isso adianta?
2. Ligar a chave 2 vezes, sem dar partida. (Liga, desliga e liga de novo).
3. Acelerar levemente durante o funcionamento do arranque.

Alguém opina?

Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/06/2016, 09:55
Resposta: #13
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
(08/06/2016 08:34)jordan7bass Escreveu:  Hoje fiz mais um teste. Com o carro nas mesmas situações que citei anteriormente.
Hoje novamente marcando 20ºC no painel.
Fiz uma maracutaia, só pra ver no que dava:
Antes de ligar o veículo, apertei 5 vezes o acelerador.
Logo após, liguei a chave sem dar partida, apertei mais 5 vezes no acelerador.
Desliguei a chave. Liguei a chave novamente e mais 5 vezes no acelerador.
Preparando para a partida, deixei o pé leve sobre o acelerador, e dei a partida,
o carro no início tendeu a morrer com o giro bem lá em baixo, porém acho que as aceleradas o fizeram não morrer e pegou.
Mas de qualquer forma, nenhum carro tem que ficar apertando o acelerador pra dar partida sendo abastecido na gasolina e marcando 20ºC. Certo?
Vou zerar o tanque, mudar o posto e combustível, e verificar como será a partida. Aguardar resposta da VW, e levar na CSS.

Fiquei refletindo. O que fez o carro dar partida?

1. Bombear o acelerador algumas vezes antes da partida. Isso adianta?
2. Ligar a chave 2 vezes, sem dar partida. (Liga, desliga e liga de novo).
3. Acelerar levemente durante o funcionamento do arranque.

Alguém opina?

Olá amigo.

Bombar o acelerador de um carro equipado com acelerador eletrônico é inútil, não acontece nada.

Ligar e desligar a ignição pode ter pressurizado melhor a linha de combustível.

Acelerar levemente eleva a rotação do motor, mas isso somente em carros carburados se faz necessário fazer, pois qualquer injeção que seja, até as mais arcaicas, regulam a marcha lenta automaticamente.

Seu carro está sim com alguma anomalia, na gasolina não deve haver problema nenhum para a partida e para o motor se manter ligado.

Tiro por base o meu uso, já usei todos os combustíveis possíveis, até mesmo a mistura deles, atualmente estou a no mínimo 3 meses só utilizando etanol, as temperaturas aqui no interior de SP estão frias, hoje mesmo estava 8° e o carro pega de primeira e sustenta muito bem a lenta, mesmo porque eu ligo e já sigo meu trajeto.

Ao destravar o carro nada acontece, mas basta abrir a porta do motorista que se escuta um barulho bem baixinho que dura em média 5 segundos, é o sistema e-flex funcionando, após isso, basta virar a chave, esperar o símbolo do aquecimento apagar (uma molinha amarela) e dar partida, não leva mais que 3 segundos, feito isso o motor deve funcionar liso e apto a andar, seja com que combustível for e a temperatura também.

No seu caso a 20° e com gasolina no tanque, sem brincadeira, mas é baba para qualquer motor se manter ligado, até mesmo um carburado bem regulado (gasolina).

Procure a concessionária, se possível grave um vídeo e mostre ao consultor técnico.

Até mais.

Volkswagen Move up! TSI 2015/2016.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/06/2016, 10:58
Resposta: #14
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
Muito obrigado pela ajuda, pessoal.
É uma boa idéia gravar um vídeo. Porque na CSS vai ser quase impossível comprovar o cenário que está ocorrendo, porque o motor já estará aquecido. Vou fazer isso.
Realmente é estranho ocorrer isso, visto que mais ninguém ocorre isso batendo 20ºC. Muito menos usando gasolina.
Espero que o consultor não acuse ser combustível adulterado. Se bem que, nos testes que eles fazem no computador na CSS acusa a mistura do combustível e se o mesmo está adulterado, não é mesmo?
Abasteço em posto Shell (uso a Shell V-Power-aditivada), não acredito que seja combustível adulterado, pois nunca percebi queda de rendimento, nem demora pra dar partida, somente quando bate 20ºC para menos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/06/2016, 13:07 (Resposta editada pela última vez em: 08/06/2016 13:27 por jordan7bass.)
Resposta: #15
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
RESPOSTA DA VOLKSWAGEN:
Agradecemos o seu contato.

Em atenção a sua mensagem, inicialmente informamos que compreendemos a sua colocação, permitindo-nos esclarecer que dedicamos os melhores esforços à produção e comercialização de produtos de qualidade e ao atendimento de nossos clientes.

Desta forma, orientamos, por gentileza, que encaminhe o veículo à concessionária de atendimento e converse com o Gerente de Serviços para que seja realizada uma análise técnica, após avaliação, tomará as providências necessárias à solução da situação observada e se houver necessidade, nos retorne com as informações passadas por ele.

A Central de Relacionamento Volkswagen permanece a sua disposição.

Orientamos, por gentileza, que o senhor realize o procedimento abaixo:

Ligar a ignição e aguardar as luzes do painel apagar, em seguida pisar na embreagem e iniciar a partida.

Caso a situação observada permaneça após executar as instruções acima, solicitamos a gentileza em direcionar o veículo ao concessionário Volkswagen de atendimento e contatar o Gerente de Serviços que, após avaliação, tomará as providências necessárias à solução da situação observada.

A Central de Relacionamento Volkswagen permanece a sua disposição.

MAS ISSO TUDO EU JÁ FAÇO! ENTÃO PODE SER ALGUM DEFEITO MESMO.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
08/06/2016, 14:26
Resposta: #16
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
Com certeza ta com algum problema, eu ligo o meu quase todo dia a 15ºC as vezes demora uns 2 seg pra pegar de manhã no frio mas pega normal e nunca ficou fraco. OBS: eu só uso etanol.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/06/2016, 12:42 (Resposta editada pela última vez em: 09/06/2016 12:54 por Massa.)
Resposta: #17
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
Aqui em SP tem feito muito frio. Também tenho um MPI e na primeira vez que liguei o carro no dia, a temperatura do motor mostrava abaixo dos 15º. Como está abastecido com Etanol, a partida demora um pouco mais pra pegar, mas nada do motor ficar falhando ou algo do tipo. Com gasolina é ainda mais tranquilo.
Eu sempre giro a chave, espero as luzes apagarem, piso na embreagem e ligo o carro.

Inclusive numa vez, acabei soltando a chave pouquíssimo tempo antes do motor ligar por completo e mesmo assim ele fez uma forcinha e pegou na primeira, mesmo em dia frio. Achei que teria que fazer o procedimento novamente, mas ele pegou na primeira.

Baseado na experiência que tenho com o meu, o seu não parece estar normal, ainda mais abastecido com gasolina aditivada.

Edit: Na maioria das vezes abasteço na Shell e de vez em quando coloco um frasco de aditivo da STP Flex pra manter o motor limpo. 1 ano e meio sem problemas nessa parte da ignição.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/06/2016, 13:15 (Resposta editada pela última vez em: 09/06/2016 13:15 por edsonmassao.)
Resposta: #18
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
Segue um teste que a Quatro rodas fez com diferentes carros (UP incluso) na gélida Campos do Jordão http://quatrorodas.abril.com.br/materia/...rio-800637

Citar:Leitura para o inverno

...Se quiser um Up!, melhor ler o manual antes de encarar o frio. Tentamos dar partida no Volks por quatro vezes. Na primeira, o motor de partida girou por 17,2 segundos e... nada. Aguardamos 5 segundos e fizemos outra tentativa de 10,3 segundos, sem sucesso. Nas outras duas vezes, o motor elétrico trabalhou por mais 14,3 e 15,9 segundos. Nada de o motor ligar. Decidimos então seguir o manual: pressionamos a embreagem, giramos a chave até o primeiro contato e esperamos a luz do aquecedor apagar, para só então dar a partida. Foram 5,24 segundos de espera até que a luz do aquecedor apagasse. Na quinta tentativa, o motor de arranque levou 3,75 segundos para acordar o motor. Mas esse tempo merece uma lambuja: as quatro primeiras (e longas) tentativas podem tê-lo sobrecarregado.

Além de eliminar o incômodo tanquinho, os novos sistemas flex prometem reduzir as emissões de poluentes e aumentar a eficiência das partidas. Na maioria dos modelos, funciona assim: uma central eletrônica "acorda" quando a porta do motorista é aberta. Se a temperatura estiver baixa, esse mesmo comando inicia o pré-aquecimento de lanças elétricas, conectadas aos bicos injetores. São ela que aquecem o etanol, deixando o combustível na temperatura adequada...

Move UP TSi 15/16 Demais
Coloque sua localidade! Veja como aqui
VW Up! Clube do Brasil está no site oficial da VW
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/06/2016, 16:53
Resposta: #19
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
Hoje de manhã as 7h30 saí de casa com o painel marcando 0,5°C (isso mesmo, meio grau) e o up nao teve nenhum problema na partida com gasolina.

Ricardo Gil
Move up 2p I-motion
Instalação do som
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/06/2016, 19:05
Resposta: #20
RE: Motor perguiçoso, partida no clima frio. Motor MPI !!!
No meu caso eu espero algum tempo até o sistema E-flex aquecer, ao menos uns 10 segundos após que ligo o painel para dar a partida.

Utilizo a maioria do tempo Etanol aditivado,meu carro sempre pega de primeira respeitando essa regra, pois o sistema E-flex é basicamente uma resistência
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado Pjota Tomé 14 14.432 04/02/2024 14:50
Última Resposta: Marcelo Freitas
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 5.191 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Motor esquenta ao forçar nickleal 9 10.762 13/11/2023 07:37
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Coxim do motor Up! Tsi André MdM 0 663 19/09/2023 15:16
Última Resposta: André MdM
  Partida fraca Marcia galdino 15 13.377 12/05/2023 14:32
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Motor duração Lorran Gonzaga 1 1.303 10/04/2023 13:40
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Durabilidade do motor Danilo de Souza Lucas 16 16.730 10/10/2022 12:22
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Trocar motor MPI por TSI Liu Dias 3 2.416 08/10/2022 00:39
Última Resposta: Diego Pereira
  Compatibilidade Motor Parcial faso_sl 0 3.350 09/01/2022 08:58
Última Resposta: faso_sl
  3 Bipes ao dar Partida Igor Fabbri Maiolino 2 5.227 22/10/2021 11:55
Última Resposta: Igor Fabbri Maiolino

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes