Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI.
21/11/2016, 09:07
Resposta: #1
Negativo Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI.
Senhores, bom dia!

Procurei no fórum alguma ocorrência semelhante e não encontrei. Portanto, peço a ajuda de vocês para esclarecer um comportamento atípico e preocupante no meu Up! Move TSI 2015/2016:

Tenho notado que quando tento fazer uma retomada (baixo o pé rapidamente no acelerador), é como se a marcha escapasse e voltasse. Se estou de 5a e baixo o pé, o número 5 desaparece do visor e de repente reaparece e o carro dá um pequeno tranco, (como se tivesse soltado a embreagem rapidamente). A alavanca do câmbio permanece na mesma posição, mas é como se por uma fração de segundos, o carro entrasse em ponto morto e voltasse para a marcha que estava.

Alguém já vivenciou algo do tipo ou faz ideia do que seria? Em outros carros, já li que poderia ser: engrenagens do câmbio, sincronizador, trambulador, etc. Como o veículo ainda está na garantia, fico um pouco mais tranquilo. Por outro lado, não posso ficar UM DIA SEQUER sem carro.

E aí, alguma luz?

Muitíssimo obrigado!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
21/11/2016, 17:07 (Resposta editada pela última vez em: 21/11/2016 17:10 por The Mole.)
Resposta: #2
RE: Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI.
Não tem jeito, vai ter de levar na css para verificarem lá qual o problema, que pode ser agravar.

Eu levaria, até pra manter a garantia e se livrar logo problema.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
21/11/2016, 18:42
Resposta: #3
RE: Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI.
(21/11/2016 09:07)cesar.martin Escreveu:  Senhores, bom dia!

Procurei no fórum alguma ocorrência semelhante e não encontrei. Portanto, peço a ajuda de vocês para esclarecer um comportamento atípico e preocupante no meu Up! Move TSI 2015/2016:

Tenho notado que quando tento fazer uma retomada (baixo o pé rapidamente no acelerador), é como se a marcha escapasse e voltasse. Se estou de 5a e baixo o pé, o número 5 desaparece do visor e de repente reaparece e o carro dá um pequeno tranco, (como se tivesse soltado a embreagem rapidamente). A alavanca do câmbio permanece na mesma posição, mas é como se por uma fração de segundos, o carro entrasse em ponto morto e voltasse para a marcha que estava.

Alguém já vivenciou algo do tipo ou faz ideia do que seria? Em outros carros, já li que poderia ser: engrenagens do câmbio, sincronizador, trambulador, etc. Como o veículo ainda está na garantia, fico um pouco mais tranquilo. Por outro lado, não posso ficar UM DIA SEQUER sem carro.

E aí, alguma luz?

Muitíssimo obrigado!

que tal um videozinho?... não consigo mentalizar sua descrição do ocorrido...

O acelerador é eletrônico. Não sei como os TSI se comportam com essa pisada que mencionou... mas em princípio o atraso dele somado à resposta da turbina talvez provoque isso, seria uma vacilada do conjunto...

O indicador de marcha mudar, acredito que seja a ECU analisando a situação...

de resto não imagino. Mas acho que não tem a ver com as coisas do câmbio que citou...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
21/11/2016, 22:47 (Resposta editada pela última vez em: 21/11/2016 23:17 por Leovza.)
Resposta: #4
RE: Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI.
Isso me parece batida de pino (pré detonação) tive um eclipse GST chipado que sofria com gasolina ruim e vira e mexe dava isso, quando pisava fundo em rotação mais baixa (em marchas mais altas que o motor fica mais tempo desenvolvendo) que você exige o torque do motor trepidava desta forma. Só não entendi a indicação de marcha que pode ser explicado com a ecu "confusa" pois ela indica a marcha baseado na carga do acelerador e etc.

Pré detonação é o combustível queimar fora de hora, logo ao invés de queimar na hora certa (a vela que causa a ignição) e fazer o motor desenvolver, o combustível queima sozinho com a alta temperatura e compressão fora de hora Fazendo o motor freiar, Então você sente como o motor soluçando, e me parece o que você relatou.

Isso é combustivel ruim, por acaso você abasteceu antes do problema começar com etanol no estado do RJ? Identificaram etanol adulterado com Metanol, fraude de Uma grande usina, se for o caso, é bem possível de ser isso pois o metanol apesar de ser altamente poluente (por isso é proibido) ele é um combustível próximo do etanol mas que requer um acerto próprio (usado em corrida). É uma fraude que os testes de qualidade dos postos não pega.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/201...anol.shtml
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/01/2022, 18:01
Resposta: #5
RE: Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI.
Olá amigo, estou com o mesmo problema no meu Up!

O que era no seu?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/01/2022, 15:22
Resposta: #6
RE: Marcha escapando e voltando sozinha no Move TSI.
Olá amigos.

Se a embreagem do up! estiver ruim as indicações de marchas somem do painel, se acontecer de sumir e sentir que a embreagem está patinando, só colocando um kit novo mesmo.

Como ao patinar a embreagem o motor atinge certa rotação, mas as rodas não atingem a velocidade esperada pela ECU, fica confuso e a indicação some.

Meu carro já está com a embreagem desgastada, ao dar uma andada "soviética" ele as vezes patina a embreagem em marchas altas, nestes momentos a indicação de marcha some e o carro não desenvolve (velocidade), tem que aliviar o pé e esperar dar uma esfriada no conjunto. Andando normalmente não se manifesta a patinação, por isso estou levando de boa, mas logo vou encostar pra trocar o kit de embreagem do carrinho.

Até mais.

Volkswagen Move up! TSI 2015/2016.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Ventoinha disparando sozinha luanmartins1 0 425 26/07/2023 22:33
Última Resposta: luanmartins1
Vídeo Luz TC 2ª marcha 3ª marcha Eloi Pedro 1 2.938 01/03/2023 18:02
Última Resposta: Willian Viana Santana
  [Dúvida] Trocar Painel (Cluster) do Take Up pelo do Move UP rrastiga 6 10.791 14/10/2022 22:24
Última Resposta: Offline
  UP Move 17 \ 18 Reserva - EPC Claudio Marcio da Costa 4 3.452 30/08/2021 16:20
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Vela VW UP MOVE DERRETENDO everton 1 4.924 15/03/2021 13:29
Última Resposta: Jduarte
  Sumiu o Indicador de Troca de Marcha cia.sakae 6 14.288 11/02/2021 21:11
Última Resposta: Luana matos
  Barulho Troca Marcha UP Imotion Ronaldo Cezar 2 3.491 08/09/2020 13:12
Última Resposta: Ronaldo Cezar
  Câmbio apitando na passagem de marcha Diego Flores 4 3.999 18/06/2020 10:07
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Carro trepida primeira marcha jgusson 0 2.077 07/06/2020 12:00
Última Resposta: jgusson
  Problema Indicador de Marcha e Resposta do Motor Nampn 8 14.176 24/03/2020 12:30
Última Resposta: Crizano

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes