VW Up! Clube do Brasil
Bancos: couro natural ou "couros" sintéticos? - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Carroceria, Vidros e Estofamentos (/forum-11.html)
+--- Tópico: Bancos: couro natural ou "couros" sintéticos? (/thread-1713.html)



Bancos: couro natural ou "couros" sintéticos? - tiao_jr - 18/01/2016 15:19

Olá! Na busca por colocar couro nos bancos, percebo os lojistas especializados que encontrei, com uma certa "resistência" ao sugerir o uso do couro. Apesar do toque e textura superiores. Um dos vendedores fez ponderações inquietantes. Que gostaria de compartilhar e saber a opinião e informação dos colegas:

- Concessionárias estão abandonando o couro: é só retenção de custos? E por que tantas marcas como Toyota, Honda, Hiunday, VW, BMW, Mercedes ñ optarem mais em muitos dos seus carros, inclusive, nos ditos "não populares"?;

- Hidratação: só haveria de fato, se removesse o coro das bancadas, pq a parte q tem q receber a hidratação é o verso; não a q fica amostra; apesar de permeável, a forma q é hidratado é irrisória como um todo, por se aplicado por fora, a parte que não precisa;

- Sumiço das garantias: por a maioria dos lugares do país serem quentes todo ano, o couro ñ vem durando o esperado, principalmente, pela disseminação do couro em carros de pessoas que deixam mais tempo seus carros estacionados nas ruas, no sol;

- Preço: couro tem cotação em dólar. O que torna-o caro. O "de primeira" é quase todo exportado. Existem dois outros tipos de couros: um muito fino e fraco, chamado de "rapa" (0.7, 0.8) e outro "intermediário" (0.9, 1.0) utilizado em sapatos, sofás, bolsas, que são diferentes do automotivo (1.3, 1.4). Tapeçarias desonestas empurram esses dois primeiros, como sendo o automotivo;

- Sintéticos (PVC: vinil; PU: poliuretano): derivados do petróleo, vem melhorando em qualidade, sobretudo, em resistência (1.5). Ele é impermeável. Existe um em carros da Mercedes que já duram mais de 15 anos (MB-Tex).

Enfim, pude perceber pelo que li e ouvi que o advento dos sintéticos, em detrimento do couro, é o menor desgaste ao longo do tempo a exposição solar, não necessitar mais que sabão neutro e água pra manutenção e ser mais barato. Já o couro ganha na resistência, maciez e conforto. Em prol do couro, ele ainda deixa a pele respirar, por ser permeável, o que evita qualquer dermatite.

Quem tem o sintético de fabrica "nature" nas versões high/speed, quem colocou por fora algum sintético em capotaria e/ou já teve/tem bancos de couro legítimos, dê seu depoimento sobre o assunto. Confesso que ainda não decidi o que colocar no meu Move TSI.


RE: Bancos: couro natural ou "couros" sintéticos? - Leovza - 18/01/2016 19:10

As bmws de entrada são de couro sintético porém essa qualidade de material não encontra para fazer, portanto não podemos generalizar, outros tantos são.
As imitações de couro normais (couro ecológico, native..) não tem a qualidade nem durabilidade do couro legítimo.
Tinha o native na saveiro 2014 e foi o 1º carro a ter ele, quanto mais o tempo passava para mim que sou enjoado mais tinha cara de plástico.rs (sendo muito chato,rsrs) gostava muito pelo visual e higiene, muito fácil de limpar porém já vi muitos carros com o revestimento estragado, descascado de algum lugar de fricção, pegou um grampo da calça e etc... É preciso cuidado.
Para fazer, o que até pretendo no meu, será couro legítimo sem duvida, só o cheiro já muda a conversa.
Precisa de cuidado, não é só usar, de vez em nunca precisa ou limpar ou mandar limpar, hidratar.. Isso é fato, couro sem cuidado resseca, brilha, perde a maciez e acaba estragando em longo prazo.


RE: Bancos: couro natural ou "couros" sintéticos? - tiao_jr - 18/01/2016 20:57

(18/01/2016 19:10)Leovza Escreveu:  As bmws de entrada são de couro sintético porém essa qualidade de material não encontra para fazer, portanto não podemos generalizar, outros tantos são.
As imitações de couro normais (couro ecológico, native..) não tem a qualidade nem durabilidade do couro legítimo (...)

Verdade. Nem todo sintético é igual. Mas já pode-se encontrar os bons sim. Imaginamos que bancos de couro legítimo ou sintético, são confeccionados nas montadoras, porém, a maioria, são feitos/cobertos nas capotarias locais das cidades onde se encontra a css. Quando chegam das montadoras nas css, é q irão receber o couro. Digo isso pq vi bancos de carros zeros da Hyundai e Honda numa das capotarias que visitei, sendo montados. Fica como dica pra quem pensar em por couro mais em conta ($) e bons (e pra quem tem contatos no meio automotivo rs), descobrir qual tapeçaria, por exemplo - a BMW e Mercedes (só ouço falarem bem dos bancos desses), tem convênio com eles, na sua cidade.

Esse "couro" sintético "native" da VW tem espessura 0.9. A mesma do couro "rapa". Muito fino. Em outro post aqui, o cara relatou que o vendedor da própria VW o aconselhou a não por na css, pq além de ser um roubo a mão desarmada, houveram casos de furar com botão de calça, objetos metálicos mais pontiagudos como chaves, por conta disso. Porém, já existe no mercado sintéticos como o PVC (vinil) 1.5. Pra comparação, o couro automotivo legítimo é 1.4.

E "couro sintético/ecológico/native", Leovza, são plásticos mesmo (derivado do petróleo). Tem até lei proibindo chamar de couro.


RE: Bancos: couro natural ou "couros" sintéticos? - rdgil - 19/01/2016 08:24

meu golf 2005 tinha bancos de 'couro'

pelo menos uma vez por ano eu mandava fazer hidratação e limpeza. Quando vendi, estavam com aparência praticamente de carro 0km


RE: Bancos: couro natural ou "couros" sintéticos? - Filipe_Machado - 06/02/2016 08:41

Eu acho que couro natural nos contatos com o corpo e sintético(boa qualidade) nas outras áreas é uma opção sensata

Alguém sabe indicar lugar aqui em SP Capital (que não seja o Alemão kkk) pra fazer um serviço top ?

Abraços