VW Up! Clube do Brasil
Dúvidas sobre cambagem/alinhamento - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-8.html)
+--- Tópico: Dúvidas sobre cambagem/alinhamento (/thread-899.html)



Dúvidas sobre cambagem/alinhamento - ygordone - 24/12/2014 09:19

Olá galera,

Tudo bom?

Feliz natal a todos,

Eu no sábado estava na Via Lagos (aqui no RJ) e fui fazer uma curva. O UP saiu de traseira e simplesmente eu fui parar no acostamento.
Se não fosse o ABS não estaria aqui para contar a história.
Levei o carro num autocenter de confiança e foi me dito que o carro estava desalinhado e precisava fazer cambagem.
Segue a impressão da máquina para que alguém que entenda possa me ajudar. Óbvio que eu não autorizei o serviço porque como eu tenho garantia, a Volkswagen NÃO RECONHECE A CAMBAGEM como um serviço. Dizem eles que trocam a torre, mas de qualquer forma fiquei preocupado.

Abaixo a imagem.


[Imagem: qW3FHy.jpg]


RE: Dúvidas sobre cambagem/alinhamento - Cleber Antunes - 24/12/2014 09:30

Nosso carros são muito autos e não trazem segurança nas curvas e em manobras mais ousadas. Cambagem para mim é uma ferramenta de ganhar dinheiro das oficinas, maioria das vezes é desnecessário.


RE: Dúvidas sobre cambagem/alinhamento - anjo_ed - 24/12/2014 09:54

Tu fizeste a curva e perdeu a traseira...hum, qual a velocidade que tu estavas e o quão fechada era a curva ? O Up não é comprido e não é alto suficiente para se perder numa curva, porém, tudo depende das condições da estrada...Havia areia ? Óleo ? Brita ?


RE: Dúvidas sobre cambagem/alinhamento - ygordone - 24/12/2014 11:21

Olá anjo_ed,

Eu estava a 80km/h, a curva era pouco fechada. Eu não sei o que pode ter ocorrido. Na hora eu fiquei muito nervoso.

Eu postei a foto do relatório do alinhamento para alguém que entenda me dar uma luz de me dizer se os parâmetros estão certos ou não.

Sabe me dizer ?

Att

Ygor.


RE: Dúvidas sobre cambagem/alinhamento - Leovza - 24/12/2014 18:12

Não vi nada estranho nesses dados. Os dados podem não estar totalmente dentro do padrão porem nada que justifique qualquer instabilidade.
Voce deve ter passado sobre areia, oleo, algo que fez perder aderência e causou o susto.
Outro dia eu estava parado no sinal em uma curva em uma subida, quando o sinal abriu eu dei uma baita derrapada (parado ainda, o carro nem andou) onde normalmente nem daria uma cantada de pneu, devia ter diesel ou oleo no chão.
A distribuição do peso do up! É bem próxima dos 50/50%, ou seja! Sair de traseira ou dianteira não muda muito, só a dianteira ser mais fácil de controlar.
O up! Não tem uma estabilidade elogiavel porem tambem não é ruim, não é preocupante, só o fato de ter os goodyear.rs pneuzinho ruim (e que esta vindo em quase todos os pequenos, a goodyear deve estar dando esse pneu.rs).