Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Interesse no up! - Dúvidas
12/10/2016, 10:39
Resposta: #1
Interesse no up! - Dúvidas
Pessoal, tudo bem?

Por enquanto sou proprietário de um Mille (há 10 anos...) e estou pensando em passa-lo para frente. Tenho um interesse muito grande em outros carros compactos como up!, Ka, March, Uno FireFly etc.
Sinceramente o up! seria minha primeira opção pois, além de gostar muito da VW eu sou muito valor para o consumo de combustível. Porém, tomei uma ducha de água fria quando ví na internet vídeos que mostram a troca de correia dentada do EA211.

Com meu Fiat eu tenho dificuldade de arrumar alguém que deixe este carro no ponto. Apesar das ferramentas custarem pouco (menos de R$100,00) poucos mecânicos as utilizam. Quando vi a troca do VW, fiquei assustado pois tenho quase certeza que NUNCA acharei um mecânico que irá executar todos aqueles procedimentos.

Vocês, que possuem o carro, poderiam falar sobre isso?
- Vocês acharam mecânicos que trocam a correia do up! direirinho?
- Qual é o prazo de troca?
- Qual o custo da troca?

Obrigado
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/10/2016, 11:17
Resposta: #2
RE: Interesse no up! - Dúvidas
Caio,

Nossos mecânicos gostam de motores jurássicos. Quando há evolução, ao invés de buscarem capacitação, preferem criar dificuldade e denegrir o produto. Se o mecânico/oficina de confiança não está habilitado, na pior das hipóteses restará o concessionário para efetuar o serviço. Evidentemente será mais caro, mas não é uma fortuna de modo a jogar o custo-benefício do veículo no chão, sobretudo numa ótica de longo prazo. Eu sou engenheiro mecânico, não atuo na área de veículos, mas pelo que conheço de motores, de modo geral esses novos motores contemplam tantas inovações aliadas a robustez, que não deveriam ser fonte de preocupação para consumidores finais.

Eu comprei o meu a duas semanas e um dos fatores que contribuíram para a escolha era o custo das revisões e alguns índices de facilidade na manutenção que circulam pela internet. Me parece que este é um carro com mecânica acertada, com os cuidados normais, não deve gerar problemas ao dono. Eu já tive veículo muito criticado mecanicamente, que nunca me deu qualquer tipo de problema. Uso urbano severo, quilometragem próxima a 200 mil, gastava apenas pneu, óleo, filtros, etc... E o rapaz que comprou na minha mão, permanece com o carro e feliz.

Do meu ponto de vista, a correia dentada, não constituiria barreira a aquisição do Up.
Citar esta mensagem em uma resposta
12/10/2016, 11:50
Resposta: #3
RE: Interesse no up! - Dúvidas
- Vocês acharam mecânicos que trocam a correia do up! direirinho?

R.: Achar oficina de confiança é complicado, mas caso não tenha procure uma concessionária.

- Qual é o prazo de troca?

R.: Up! TSI, quilometragem de troca, 120.000 km ou 4 anos e meio.

- Qual o custo da troca?

R.: Como ainda não precisei, não sei informar o custo da mão de obra, mas o kit de correia mais tensores fica entre 300,00 e 400,00 no mercado livre.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/10/2016, 14:15
Resposta: #4
RE: Interesse no up! - Dúvidas
Pessoal,
obrigado pelas respostas.

Não quero desabonar o carro por completo por causa de uma correia dentada. Mas é que senti na pele o que é ter uma manutenção que ninguém acerta, todo mundo tenta te levar no bico falando "que não precisa da ferramenta" e você vê o que é ficar com o carro fora do ponto. Não estou julgando o carro pelo que os mecânicos disseram, mas estou fazendo meu próprio julgamento que, dado o procedimento que eu assisti, tenho certeza que não acharei alguém que faça aquele serviço, tenho certeza.

Para mim, é bastante curioso o fato que a correia deve ser trocada a cada 4,5 anos ou 120 mil km mas sua substituição não consta no plano de revisão deles, que é de 10.000 km ou 1 ano. Teoricamente, deveria aparecer até a revisão de 60k ou 6 anos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/10/2016, 14:28
Resposta: #5
RE: Interesse no up! - Dúvidas
Esse prazo (4,5 anos/120 k) é o máximo exigido para a troca, segundo o manual, mas pode ser realizada antes. No manual consta que a cada 3 anos, ou seja, a cada 6 revisões, a correia deve ser verificada e se for o caso substituída juntamente com os tensionadores.
Eu não tenho certeza, mas ouvi dizer que essa correia aguenta muito mais do que os 120 mil estipulados.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/10/2016, 15:00
Resposta: #6
RE: Interesse no up! - Dúvidas
Amigo, entendo sua dúvida, mas não é para ter tanto alarde, a correia foi projetada para aguentar até 120 mil km ou mais( depende da região que estiver usando o carro, regiões com alto indice de contaminação por minério esse prazo cai, mais assim pelo que pude me informar a troca sairia por 400 reais a correia com os acessorios, e mais mão de obra, somando isso uns 800 reais( em concessionaria) creio ser o mais viavel levar em especializada mesmo, pelo menos no momento, pois é a que deve ter o suporte e material para efetuar a troca correta, como falaram ai em cima esse motor está longe de ser um bixo de 7 cabeças, mais os mecanicos não se atualizam e fica dificil achar mão de obra capacitada para tal, colocando na ponta do lapis se for comprar um 0km, vc terá a garantia de fabrica, e ainda terá que se preocupar com a correia daqui a 4 anos( o que ao meu ver é bastante tempo) não é algo a se preocupar agora, tão pouco desistir da comprar. Caso opte pegar um usado, como eu fiz, peguei um com km baixa em torno de 25 mil km, 1 ano e meio de uso( digo km baixa, pois onde eu moro curitiba, é uma cidade grande, então comparada com o tempo de uso , está na média aqui), se pegar um igual ao meu é algo para se preocupar daqui a uns 2 anos e meio e 3 anos, até lá nem sei se estarei mais com o carro, mais caso esteja você se organiza para levar na concessionária para trocar, não que eu acredite que a concessionária seja um otimo serviço e desmerecendo os outros, longe disso, o que eu vejo é que lá caso de algo errado é mais facil acionar a garantia. Um abraço, espero ter ajudado. E vá em frente, sinceramente o carro me surpreendeu, nunca dei nada pelo up, até fazer um teste drive, hahahah, o carro é muito bom, muito economico, proporciona um prazer ao dirigir que sinceramente as vezes não da vontade de chegar em casa e guarda na garagem.
Citar esta mensagem em uma resposta
12/10/2016, 19:14
Resposta: #7
RE: Interesse no up! - Dúvidas
(12/10/2016 10:39)Caio Ferrari Escreveu:  Pessoal, tudo bem?

Por enquanto sou proprietário de um Mille (há 10 anos...) e estou pensando em passa-lo para frente. Tenho um interesse muito grande em outros carros compactos como up!, Ka, March, Uno FireFly etc.
Sinceramente o up! seria minha primeira opção pois, além de gostar muito da VW eu sou muito valor para o consumo de combustível. Porém, tomei uma ducha de água fria quando ví na internet vídeos que mostram a troca de correia dentada do EA211.

Com meu Fiat eu tenho dificuldade de arrumar alguém que deixe este carro no ponto. Apesar das ferramentas custarem pouco (menos de R$100,00) poucos mecânicos as utilizam. Quando vi a troca do VW, fiquei assustado pois tenho quase certeza que NUNCA acharei um mecânico que irá executar todos aqueles procedimentos.

Vocês, que possuem o carro, poderiam falar sobre isso?
- Vocês acharam mecânicos que trocam a correia do up! direirinho?
- Qual é o prazo de troca?
- Qual o custo da troca?

Obrigado

à parte essa preocupação sua, se pretende comprar um UP! prepare-se para brigar com algumas coisas com as quais não brigava no Mille... visibilidade de dentro para fora.

Eu participava do Uno Clube, tinha um Mille 98, o Unzulão. Os dois carros conviveram uns 3 meses até eu vender o Mille.

O choque de entrar no UP! e não conseguir ver as coisas na rua com a mesma facilidade que tinha no Uno foi a pior parte da transição. Meu Catch_up! é 2 portas, então não sei sobre essa característica de visibilidade nos 4 portas, mas creio que só a visão para trás em manobra, com a coluna traseira, seja um tantinho diferente

Minha principal dificuldade inicial foi com a coluna dianteira esquerda (acho que chamam de A), que fica numa posição que obstrui a visão do lado esquerdo de cruzamentos e de curvas para a esquerda. Numa rua de mão dupla, com curva à esquerda, fica difícil ver se vem algum carro invadindo a sua faixa, sem se mexer de lugar...

Depois a altura do painel, que deixa a visão do chão da rua mais distante... o encosto do banco do passageiro, que atrapalha muito em alguns cruzamentos se forem meio oblíquos... bom, e assim vai.

Imagino que você já tenha entrado num UP!, ou talvez feito um test-drive. Veja se isso bate com o que estou descrevendo.

Quanto à sua preocupação, se não pretende esmirilhar o carro, com certeza até que seja realmente necessário mexer no motor já existam mecânicas preparadas para trabalhar bem neles...

PiscadaPiscada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/10/2016, 20:00 (Resposta editada pela última vez em: 12/10/2016 20:02 por Antonio Fernandes.)
Resposta: #8
RE: Interesse no up! - Dúvidas
(12/10/2016 19:14)Jduarte Escreveu:  Ã  parte essa preocupação sua, se pretende comprar um UP! prepare-se para brigar com algumas coisas com as quais não brigava no Mille... visibilidade de dentro para fora.

Eu participava do Uno Clube, tinha um Mille 98, o Unzulão. Os dois carros conviveram uns 3 meses até eu vender o Mille.

O choque de entrar no UP! e não conseguir ver as coisas na rua com a mesma facilidade que tinha no Uno foi a pior parte da transição. Meu Catch_up! é 2 portas, então não sei sobre essa característica de visibilidade nos 4 portas, mas creio que só a visão para trás em manobra, com a coluna traseira, seja um tantinho diferente

Minha principal dificuldade inicial foi com a coluna dianteira esquerda (acho que chamam de A), que fica numa posição que obstrui a visão do lado esquerdo de cruzamentos e de curvas para a esquerda. Numa rua de mão dupla, com curva à esquerda, fica difícil ver se vem algum carro invadindo a sua faixa, sem se mexer de lugar...

Depois a altura do painel, que deixa a visão do chão da rua mais distante... o encosto do banco do passageiro, que atrapalha muito em alguns cruzamentos se forem meio oblíquos... bom, e assim vai.

Imagino que você já tenha entrado num UP!, ou talvez feito um test-drive. Veja se isso bate com o que estou descrevendo.

Quanto à sua preocupação, se não pretende esmirilhar o carro, com certeza até que seja realmente necessário mexer no motor já existam mecânicas preparadas para trabalhar bem neles...

PiscadaPiscada

Até que acho muito boa a visibilidade do Up! comparada com o HB20 por exemplo, aquilo lá sim dá claustrofobia (rsrss); claro que fica difícil comparar com o Uno Mille que junto com a Brasília eram imbatíveis em área envidraçada, os tempos são outros, os carros hoje são mais protegidos e com sensores de proximidade pra tudo que é lado a segurança só tem aumentado.

Quanto a correia dentada já ouvi dizer que ela aguenta até os 240 Mil Km, não sei se procede, é quase uma eternidade mas bem que a VW poderia seguir o exemplo da Fiat e trocar por corrente.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/10/2016, 06:26 (Resposta editada pela última vez em: 13/10/2016 06:27 por Caio Ferrari.)
Resposta: #9
RE: Interesse no up! - Dúvidas
Ainda não dirigi o up, mas seus predicados mecânicos são tão bons que eu já gosto dele sem nem dirigir. Mas a correia ainda me preocupa. O Fire que é mais simples já me deu ( e ainda está dando ) muita dor de cabeça nesse aspecto, eu imagino como vai ser no up!. O que me deixa balançado é que eu gosto muito mesmo deste pequeno VW, caso contrário ele já estaria fora da lista.

Estou montando aqui uma planilha de custos destes automóveis e, segundo dados do INMETRO, o up economiza cerca de 800 reais de gasolina (ou 300 de alcool) para cada 50 mil rodados em cidade em relação ao Uno. Mas, se a cada 4,5 anos eu for gastar R$1000,00 com troca de correia dentada, essa vantagem some. Lembrando que eu rodo bem menos de 10.000 por ano.
Preciso pensar muito se no meu próximo carro eu vou querer ficar interrogando mecânicos para saber se eles são mesmo trocar a correia direito sem fazer nenhuma merd@
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/10/2016, 09:32
Resposta: #10
RE: Interesse no up! - Dúvidas
Não vejo sentido comprar um carro hoje em dia pensando na correia dentada ou corrente.

O Up! Por exemplo usa uma correia Dayco HT Teflon que é homologada para até 240.000km e a Vw recomenda a troca com 120.000km.

O uno antigo podemos comparar com um fusca, até um dono de bicicletária "sabe" mexer e aí está o maior problema, qualquer pangaré se diz apto a mexer nele e aí começam os seus problemas já que você acaba deixando ele na mão de uma pessoa sem competência atras de baixo custo e qualquer coisa pode virar problema, "seu" Mecanico por exemplo não sabe nem alinhar as polias do comando de um uno, seja com os indicativos que elas têm ou as ferramentas necessárias para tal quando é o caso (5minutos no YouTube você já aprendería a trocar), ele trocou na orelha e o carro está fora de ponto pelo que você diz.

Hoje em dia seja o novo uno, Up, Ka, March.. você precisa de uma mão de obra minimamente especializada para manutenções mais específicas, todos tem seu segredinho, o carro avisa intervalo de revisão, quado tem algum problema na maioria das vezes ele informa no computador qual o problema e tal. Agora para as revisões cotidianas (fluidos, filtros e etc) de posto de gasolina a auto center você consegue se virar, mecanico só mesmo para uma revisão de verdade mais criteriosa. Suspensão e freios por exemplo uma auto center resolve, você só tem que "sobreviver" no período de garantia caso você queira respeitar porém é só mandar fazer o básico e a partir de agora as revisões da Vw é 1ano/10.000km acho que assim fica mais barato até que um uno.

Já tive alguns Fiat e alguns Vw e o que vejo é que as peças Fiat são muito mais baratas que da Vw porém você troca com muito mais frequência, da muito mais manutenção que Vw, não à toa quando falamos em carro mais velho e rodado é difícil superar os Vw justamente porque eles têm um conjunto mais resistente, pega um uno ou um gol com 150.000km o gol parece que está com a mecânica toda nova se comparado, até em relação a pneu, Fiat adora gastar pneu errado, come a parte de dentro e com isso dura menos do que deveria, aumenta seu custo de manutenção, faz uma curva e passa em um buraco com Fiat, alinhamento e balanceamento já era, no Vw para perder alinhamento e balanceamento precisa passar em uma cratera.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Seguro - Preço , Renovação , Perfil , Seguradora , Dúvidas ls1la 78 99.724 21/11/2022 15:15
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Duvidas do Fórum Sauleba 1 3.726 18/09/2015 11:17
Última Resposta: Admin
  duvidas EduardoPE 3 5.266 02/09/2015 19:50
Última Resposta: Massa

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes