Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca Côrreia Dentada
24/01/2020, 22:51 (Resposta editada pela última vez em: 24/01/2020 22:55 por Filipe_Machado.)
Resposta: #21
RE: Troca Côrreia Dentada
(20/01/2020 19:09)tsilva Escreveu:  Só a correia teflonada na VW custa quase 500 reais na VW. Balcão tem vendido a correia comum para o Up.

Código 04E109119L é a comum. 04E109119C é a teflonada.

Eu vou comprar Dayco, que é a teflonada que vem de fábrica. A sincronizadora e a da bomba d'agua.

O certo é trocar as 3 correias, tensor, polia reversora, os parafusos, junta da bomba d'agua e fluido de arrefecimento.

Sendo uma correia vendida pela VW com a marca dela e na concessionária, entendo que segue o padrão da engenharia (compativel com o motor) e tendo o mesmo requisito técnico das vendidas na Europa.

Qual a base de afirmação que final L é comum e C é teflonada ?
Essa letra diferente pode significar apenas fornecedor (que me parece o caso) pois uma é feita pela Dayco na Itália e a outra pela Continental no Brasil.

E aposto que os motores atuais saem de fábrica com a correia nacional código L

Enfim, quem quiser pagar 450 reais na correia italiana - é livre - só não pode afirmar o que não sabe/ ou não tem certeza.

E sim, o serviço foi feito completo (com troca da correia de bomba de água e Poly-V), inclusive por uma oficina cujo proprietário dá curso sobre mecânica VW pra rede da VW
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/01/2020, 03:00 (Resposta editada pela última vez em: 25/01/2020 03:01 por tsilva.)
Resposta: #22
RE: Troca Côrreia Dentada
(24/01/2020 22:51)Filipe_Machado Escreveu:  Sendo uma correia vendida pela VW com a marca dela e na concessionária, entendo que segue o padrão da engenharia (compativel com o motor) e tendo o mesmo requisito técnico das vendidas na Europa.

Qual a base de afirmação que final L é comum e C é teflonada ?
Essa letra diferente pode significar apenas fornecedor (que me parece o caso) pois uma é feita pela Dayco na Itália e a outra pela Continental no Brasil.

E aposto que os motores atuais saem de fábrica com a correia nacional código L

Enfim, quem quiser pagar 450 reais na correia italiana - é livre - só não pode afirmar o que não sabe/ ou não tem certeza.

E sim, o serviço foi feito completo (com troca da correia de bomba de água e Poly-V), inclusive por uma oficina cujo proprietário dá curso sobre mecânica VW pra rede da VW

Você não tem a mínima idéia do que fala, honestamente. Não estou "apostando".

Qual a base da minha informação? Catálogo VW, Dayco e ContiTech. Sou mecânico industrial, tenho acesso a esse tipo de informação (na verdade, qualquer pessoa interessada consegue acesso).

Quando puxei o chassi do meu carro, que é 15/16, já constava o partnumber com final C. Qual a diferença pra L? Vamos lá, vou te ajudar...

[Imagem: kit-distribucion-vw-fox-suran-msi-16-val...2018-F.jpg]
[Imagem: correia-dentada-fox-golf-saveiro-up-04e1...2017-F.jpg]

A diferença não é só o país onde é fabricada.

Final C é feita pela Dayco, que tem a patente das correias HT (teflonada). Final L é feita pela ContiTech, que é uma correia somente HNBR (borracha sintética nitrílica hidrogenada).

Enquanto uma correia "normal" de cloropreno tem prevista a vida útil de 40 mil km, a HNBR tem prevista de 60 mil km e a HT de 120 mil km.

Serve a ContiTech CT1167 ou 04E109119L no Up? Claro! Mas vai ter que trocar antes do prazo previsto no manual do carro, que leva em conta o uso da correia 163SP7M200HT ou 04E109119C. Aí vai gastar novamente com a mão de obra.

Não é questão de querer pagar 450 reais em uma correia. Se só tivesse na concessionária, seria o certo. Mas ontem mesmo, um conhecido comprou a Dayco por 128 reais na autopeças aqui na cidade... ele é mecânico automotivo, e foi ele quem me falou sobre a "confusão" que as concessionárias tem feito com essas correias no EA211. Aí você olha os kits de correias vendidos pelas concessionárias na loja oficial do Mercado Livre e constata que é verdade.

Se esse seu mecânico é quem faz treinamento da rede, provavelmente já assisti alguma palestra. Inclusive assisti sobre o EA211. Aproveita a proximidade e dá um toque... a rede precisa melhor MUITO.

As duas primeiras revisões eu tive que explicar ao mecânico o motivo do TSI usar 4 litros de óleo, enquanto ele insistia no fato do motor ser 3 cilindros e só "pegar" 3 litros (ou seja, todo MPI já sai da revisão com menos 250ml de óleo).

Entre a quarta e quinta revisão, tive que acionar a fábrica pra eles detectarem que o motor do meu carro tinha virado bronzina, depois de reclamar inúmeras vezes. Enquanto eles iam desmontando o motor, a mando da fábrica, eu ia aparecendo de surpresa. Um dia eles tiraram os pistões, foi quando viram o desgaste prematuro das bronzinas. Aí eu falei que ia querer um motor novo, não aceitaria que remontasse aquele novamente. O gerente falou a mesma pérola que você: "quer saber mais que a engenharia?"... como se ele fosse engenheiro ou tivesse algum na concessionária. Liguei na fábrica e esculhambei. No dia seguinte me ligaram que o motor novo estava sendo enviado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
25/01/2020, 10:07
Resposta: #23
RE: Troca Côrreia Dentada
(25/01/2020 03:00)tsilva Escreveu:  Qual a base da minha informação? Catálogo VW, Dayco e ContiTech. Sou mecânico industrial, tenho acesso a esse tipo de informação (na verdade, qualquer pessoa interessada consegue acesso).

Quando puxei o chassi do meu carro, que é 15/16, já constava o partnumber com final C. Qual a diferença pra L? Vamos lá, vou te ajudar...


A diferença não é só o país onde é fabricada.

Final C é feita pela Dayco, que tem a patente das correias HT (teflonada). Final L é feita pela ContiTech, que é uma correia somente HNBR (borracha sintética nitrílica hidrogenada).

Enquanto uma correia "normal" de cloropreno tem prevista a vida útil de 40 mil km, a HNBR tem prevista de 60 mil km e a HT de 120 mil km.

Serve a ContiTech CT1167 ou 04E109119L no Up? Claro! Mas vai ter que trocar antes do prazo previsto no manual do carro, que leva em conta o uso da correia 163SP7M200HT ou 04E109119C. Aí vai gastar novamente com a mão de obra.
Manda ai o trecho do Catalogo em que isso é descrito e se há distinção de tempo de troca inspeção, olhando na internet só a Dayco fornece a tal da correia HT (o que me parece ser uma patente para agregar valor ao produto deles (e ai tingem o polimero de branco tbm), já que no catalogo da Continental menciona uso de PTFE - teflon nas correias deles).
http://aam-southamerica.contitech.de/pag...onents.pdf

De qualquer forma troca em 4 anos e meio e inspeção anual (não rodo em estrada de terra e etc) com certeza no meu caso vai vencer o prazo de tempo antes.

Sobre a rede VW concordo que é ruim, mas varia de concessionária pra concessionária (aqui perto é nítida a diferença) no mais prefiro oficinas boas mesmo (com preço de mão de obra menor e qualidade de serviço ao menos empatada com boas concessionarias)

Abs
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/01/2020, 14:43 (Resposta editada pela última vez em: 26/01/2020 14:44 por Rafael.)
Resposta: #24
RE: Troca Côrreia Dentada
(15/01/2020 09:35)Filipe_Machado Escreveu:  Amigos, deixando meu relato

Troquei essa semana a Correia Dentada +Correia Alternador + Correia da Bomba de Água e os parafusos
Em peças originais da VW deu 448 reais + 360 de serviço totalizando 808 reais

Meu carro é 14/15 e usava correia da Dayco Italiana Teflonada, como rodo muito pouco a correia estava ZERADA certamente duraria bem mais tempo no carro.

A correia é de excelente qualidade e quem não roda em lugar com minério pode ficar sussa.

Inspecionem a Correia antes pra avaliar o estado.

Sou de SP, quem for da ZN super indico onde fiz

Abraços

Fez aonde o serviço, Filipe? Sou de São Paulo tb (Pirituba) e vou começar a ir atrás desse troca.

Meu Up! tb é 14/15 e visualmente a correia está em ótimo estado, sem sinais de desgaste, a troca seria pelo tempo mesmo. Sou segundo dono, o carro tem 63 mil km e rodo bem pouco.

A princípio, só pela correia em si, me parece preocupação excessiva trocar uma peça em perfeito estado (ao menos, visivelmente), mas aí entram na equação do desgaste as demais peças como os rolamentos e o parafuso, além do uso severo de rodar pouco e principalmente em trecho urbano.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
01/02/2020, 09:25
Resposta: #25
RE: Troca Côrreia Dentada
(26/01/2020 14:43)Rafael Escreveu:  Fez aonde o serviço, Filipe? Sou de São Paulo tb (Pirituba) e vou começar a ir atrás desse troca.

Meu Up! tb é 14/15 e visualmente a correia está em ótimo estado, sem sinais de desgaste, a troca seria pelo tempo mesmo. Sou segundo dono, o carro tem 63 mil km e rodo bem pouco.

A princípio, só pela correia em si, me parece preocupação excessiva trocar uma peça em perfeito estado (ao menos, visivelmente), mas aí entram na equação do desgaste as demais peças como os rolamentos e o parafuso, além do uso severo de rodar pouco e principalmente em trecho urbano.

Fala Rafael, neste camarada aqui
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=...W-lq7p4Lus

Você pode levar as peças que quiser comprar por fora, unico ponto de atenção é retirar algumas coisas a mais que colocam no orçamento (aquelas coisinhas bobas que da pra fazer por fora mais barato) no mais a mão de obra é com preço honesto e bem feita.

Abs
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/02/2020, 15:26
Resposta: #26
RE: Troca Côrreia Dentada
(01/02/2020 09:25)Filipe_Machado Escreveu:  Fala Rafael, neste camarada aqui
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=...W-lq7p4Lus

Você pode levar as peças que quiser comprar por fora, unico ponto de atenção é retirar algumas coisas a mais que colocam no orçamento (aquelas coisinhas bobas que da pra fazer por fora mais barato) no mais a mão de obra é com preço honesto e bem feita.

Abs

Obrigado pela dica, Filipe
Vou incluir na minha pesquisa.

Abraço
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
12/02/2020, 20:35 (Resposta editada pela última vez em: 12/02/2020 20:37 por Antonio Fernandes.)
Resposta: #27
RE: Troca Côrreia Dentada
Isso tá me dando até pesadelo, a minha já completou cinco anos mas meu mecânico disse que tá em bom estado, como esse ano tô cheio de prioridades vou ter que remediar até agosto quando pingará uma grana do saque de aniversário do FGTS; lá pra março, abril eu peço pra ele verificar de novo. Bem que o tal ADG avisou que Up! é uma bombinha do futuro..hahahaha.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/03/2020, 10:50
Resposta: #28
RE: Troca Côrreia Dentada
Como está chegando o momento da troca da minha, comecei a cotar os preços das peças. Em todas as concessionárias que cotei fui informado que a correia para o meu Up! TSI era a de final L. Fique encafifado. Estava crente que a correia deveria ser a mais cara, por tudo que foi discutido aqui nesse tópico. Só sossegaria se eu visse com meus próprios olhos qual a correia que estava no meu carro.

Por isso, nesse final de semana, aproveitando que iria verificar as velas, dei uma olhada na correia e tive minha dúvida sanada. Como vocês podem ver (mais ou menos) na imagem, mesmo bastante apagado é possível ler o código da peça, teminando em L.

Logo, meu carro tem usado até agora (80.000 km) a correia mais barata e será ela que utilizarei na substituição.

[Imagem: Whats-App-Image-2020-03-07-at-11-42-16.jpg]

Ah, e ela parece estar em boa condição. Acredito que aguente mais quilômetros ainda, mas não quero enrolar muito não.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
14/03/2020, 10:52 (Resposta editada pela última vez em: 14/03/2020 10:54 por Filipe_Machado.)
Resposta: #29
RE: Troca Côrreia Dentada
(09/03/2020 10:50)Marinho86 Escreveu:  Como está chegando o momento da troca da minha, comecei a cotar os preços das peças. Em todas as concessionárias que cotei fui informado que a correia para o meu Up! TSI era a de final L. Fique encafifado. Estava crente que a correia deveria ser a mais cara, por tudo que foi discutido aqui nesse tópico. Só sossegaria se eu visse com meus próprios olhos qual a correia que estava no meu carro.

Por isso, nesse final de semana, aproveitando que iria verificar as velas, dei uma olhada na correia e tive minha dúvida sanada. Como vocês podem ver (mais ou menos) na imagem, mesmo bastante apagado é possível ler o código da peça, teminando em L.

Logo, meu carro tem usado até agora (80.000 km) a correia mais barata e será ela que utilizarei na substituição.

[Imagem: Whats-App-Image-2020-03-07-at-11-42-16.jpg]

Ah, e ela parece estar em boa condição. Acredito que aguente mais quilômetros ainda, mas não quero enrolar muito não.

Foi o que disse acima, mas sempre tem alguém metido a sabichão pra querer causar, faz zero sentido o time de engenharia homologar uma peça que não tenha mesma capacidade de sua similar importada.
E como eu suspeitava, os modelos mais recentes saem de fábrica com a peça nacional (código L) enquanto os primeiros com a correia importada (assim como outros componentes que possivelmente foram nacionalizados posteriormente)
Enfim, troquem para manter a paz de espírito e usem peças de procedência.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
20/04/2020, 10:34
Resposta: #30
RE: Troca Côrreia Dentada
O meu é um Move TSI 2016 (um dos primeiros TSI). Troquei a correia semana passada. A que estava no carro já era a Contitech (Código L). Comprei dela novamente. O mecânico que faz as revisões no meu carro é especializado em VW. Ele disse que usa dessa correia há muito tempo e não tem tido problema. Recomendou apenas antecipar a troca pra três anos.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Troca de Óleo Cambio Manual Haroncosta 8 11.166 11/11/2023 10:02
Última Resposta: ricardojvieira84@gmail.com
  Troca de volante Antonio Marcos R. de Lemos 0 775 22/05/2023 09:02
Última Resposta: Antonio Marcos R. de Lemos
Idéia Troca do Kit Airbag WillyS 0 1.048 14/03/2023 22:45
Última Resposta: WillyS
  [Dúvida] Aumento de consumo após troca de velas joaofardin 3 2.619 14/02/2023 13:14
Última Resposta: joaofardin
  Troca radiador ar quente Willjr1979 0 2.465 14/06/2022 10:42
Última Resposta: Willjr1979
  Troca de velas up tsi Raul Bert 21 26.661 15/05/2022 09:53
Última Resposta: SenorDeLosAires
  Correia alternador patinando Patrick 1 2.091 23/10/2021 18:12
Última Resposta: Filipe_Machado
  Troca de lâmpadas (piscas - LED) Fabricio Eiji 6 13.480 09/08/2021 09:40
Última Resposta: Jairoursino
  Sumiu o Indicador de Troca de Marcha cia.sakae 6 14.749 11/02/2021 21:11
Última Resposta: Luana matos
  A troca da correia dentada é necessária? Hgroseli 3 5.351 06/01/2021 12:52
Última Resposta: eduardo.jalaim

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes