VW Up! Clube do Brasil
Consumo de Combustível - Versão para Impressão

+- VW Up! Clube do Brasil (https://www.vwupclube.com/forum)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Consumo de Combustível (/thread-175.html)



RE: Consumo de Combustível - Leovza - 23/01/2016 22:06

Depende muito onde se roda, não podemos nos basear nos outros, cada um roda em um lugar, tem suas características, ja more em regioes diferentes e o pefil de consumo de combustível e pneu são extremos.

Agora rodo no mínimo 48km por dia, 6 dias por semana, uns 70% estrada, o Tsi na gasolina VPower nitro+ Ou grid já fez 2 tanques de 14km/l e um 17km/l (arredondando para baixo, conta feita na bomba) e o consumo atual está na casa dos 15,6km/l no CB que está aferido, se ficar diferente será bem pouca diferença, mês que vem já vai um pouco o consumo pois acaba as férias escolares e o congestionamento aumenta.

Para se ter uma proporção real da economia, estou gastando em combustível na casa dos 50% a menos que gastava com a saveiro cross, é muita coisa e ainda estou usando gasolina especial que é mais cara que comum! Adorava a saveiro mas ela bebia bem e o tsi está bem acima do que achei que faria (esperava 30% de economia baseado na proporção do consumo da tabela inmetro), mas se saiu muito melhor.

Falando mais em números na saveiro abastecia em média 50litros de etanol por semana (tanque tinha 55l), toda semana tocava o alarme e piscava o cb com o logo de bomba de combustível.rsrs, no Up tenho rodado 2 semanas com o ponteiro longe do vazio, paro no posto no sábado e coloco uns 35 litros...


RE: Consumo de Combustível - LeoBA - 24/01/2016 02:34

Sobre as médias baixas!
Existem vários fatores.
Percurso curto, sem o carro chegar a temperatura ideal de funcionamento, gasta um absurdo de combustível,
Gasolina batizada,
Pé do motorista,
Tipo de percurso (muitas paradas, subidas, etc)
Carro ainda amaciando,
Se foi seguida as recomendações de amaciamento,
E por aí vai...

Meu MPI está com 7000km e boas médias na cidade e na estrada ( rodando a 140 fica em torno de 17 km/l . No trânsito travado, fica em 13, 14 km/l. Sempre gasolina ) etanol aqui está 3,09


RE: Consumo de Combustível - thiago_tsi - 24/01/2016 09:21

O meu no cb está fazendo em torno de 20km/l, mas percebi que ele está errado em torno de 5 a 10%.
Estou gasolina aditivada nitro meu percurso é em torno de 110km dia 90% estrada e 50% com ar ligado.
Antes tinha uma space e estou gastando bem menos!


RE: Consumo de Combustível - lourotsi - 24/01/2016 13:27

(14/01/2016 07:07)edsonmassao Escreveu:  Você acha que não compensa, Louro? Eu estava usando etanol até agora no meu carro, vou encher 3 tanques de gasolina pra calcular a média de consumo que consigo. No etanol tenho conseguido algo em torno de 11km/L em percurso misto...

Fala Edson !

Cara, eu costumo usar aquela continha universal de multiplicar o preço da gasolina por 0,7.... Se der menos que o valor que tão pedindo no posto ou igual coloco etanol... Se der mais, gasolina.

Exemplo:

Gasolina 3,39. Álcool 2,49.

3,39 x 0,7 = 2,373

Logo, só abasteço com etanol se o etanol estiver 2,37 ou menos.

Até uns 8 meses atrás dava uma diferença absurda, era coisa de vinte centavos pra menos, valia muito a pena o etanol. Creio que esteja ligado diretamente a safra da cana, pois essa época sempre fica mais caro eu acho...

Quanto ao cálculo, se alguém perceber algum erro me corrijam !!

PS: DESCONFIO que este método funcione nos TSI ! Tendo em vista que é turbo, injeção direta... E este cálculo é pra motor flex "convencional"...

Abraços !

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/10/conta-mostra-como-saber-se-alcool-vale-mais-pena-que-gasolina-veja.html

Link de uma reportagem deste cálculo Mandraque !!

Bom, matemáticos de plantão me corrijam !!

Fiz uma continha:

Consumo do Up na cidade de acordo com o Inmetro pra descobrir as porcentagens:

13,8km/L gasolina
9,6km/L etanol

13,8 ------- 100
9,6 ------- x

Regrinha de três básica: 9,6 x 100 = 960

960/13,8 = 69,56 %

100% - 69,56%= 30,43%

Logo, a diferença de consumo entre gasolina e etanol na cidade de acordo com o Inmetro é de 30,43%

Seria por isso o cálculo do valor do combustível usando 0.7 ?! Tendo em vista que a diferença de consumo entre gasolina e etanol beira a média dos 30% ?!

Perdão pela ignorância algébrica ! Hahaha


RE: Consumo de Combustível - DavidB - 24/01/2016 20:20

(22/01/2016 22:31)batitucci Escreveu:  Nao quero criar polemica mas ou o pessoal é muito mentiroso ou meu carro tem problema. So uso etanol e o transito na cidade aqui é meio travado alem de ser sobe e desce. Media de 8,5 9,0 ralando o pe e 11,5 na estrada andando 100 110 120. Hoje andei 100km tentando andar a 90 100 e nao passa de 12,0 12,5. Nao sei o que o pessoal arruma pra fazer 12 13 na cidade e 15 16 na estrada no etanol. Meu GTI andando 120 dava 14,0 na gasolina. Proximo tanque vou tentar gasolina pra ver.

Amigo, tudo depende da estrada, do trânsito, da quantidade de subida e sobretudo, o seu pé! Mas, acredito eu, que seu carro esteja sim com problema. Fui a Natal- RN há 15 dias atrás e meu carro fez com gasolina aditivada 19,1km/l. Domingo passado, fiz o mesmo percurso, porém com álcool, e fez 14.0 km/l. Nas duas condições e viagens, mantive a velocidade entre 100 e 120 km/h.


RE: Consumo de Combustível - Otavio Marcondes - 24/01/2016 21:19

Média hoje de Joinville a um posto BR de beira de estrada: 12,66km/L, completando com 30L de Gasolina Grid. Dessa vez abusei mesmo nas subidas. No computador de bordo marcava 13,1Km/L. Chegando em casa, depois de dar uma maneirada mas com tráfego intenso, marcava 14,2Km/L.


RE: Consumo de Combustível - tiagoalexandre10 - 25/01/2016 08:32

Meu Up TSI está dando muita diferença no consumo marcado no CB com o ar condicionado ligado, de 3 a 4 km/l. ão sei se é devido á maior quantidade de subidas que pego todos os dias, mas creio que a diferença não deveria ser tão grande. Minha primeira medição na bomba deu 13,4 km/l. É pouco, porém devido as estradas ruins (estrada de chão) e às subidas, creio que o consumo está bom.


RE: Consumo de Combustível - maicon - 25/01/2016 09:15

(24/01/2016 21:19)Otavio Marcondes Escreveu:  Média hoje de Joinville a um posto BR de beira de estrada: 12,66km/L, completando com 30L de Gasolina Grid. Dessa vez abusei mesmo nas subidas. No computador de bordo marcava 13,1Km/L. Chegando em casa, depois de dar uma maneirada mas com tráfego intenso, marcava 14,2Km/L.

Nossa, até agora não consegui que marcasse menos de 15km/l no cb andando forte na 101.


RE: Consumo de Combustível - Otavio Marcondes - 25/01/2016 21:09

(25/01/2016 09:15)maicon Escreveu:  Nossa, até agora não consegui que marcasse menos de 15km/l no cb andando forte na 101.

Subi a serra Dona Francisca e depois segui pela BR280 até Porto União, após isso segui pela BR-153 no sentido sul. Parei para abastecer no primeiro posto BR após a receita estadual de SC.


RE: Consumo de Combustível - Kdera - 27/01/2016 12:38

Menos que 15 nunca marcou na br aqui