Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado
25/07/2017, 10:02 (Resposta editada pela última vez em: 25/07/2017 10:03 por Bruno Crespo.)
Resposta: #11
RE: Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado
Oi Amigo , como saber se está fervendo ? quando olha o sistema de arrefecimento ( está pelando de quente) quando aquecia o seu , aparecia o símbolo no painel ?

me passa seu zap, estou chateado e preocupado com isso !!! gosto muito do carro mas ninguém resolver!!! talvez você pode me ajudar!!!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/07/2017, 13:24
Resposta: #12
RE: Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado
(25/07/2017 10:02)Bruno Crespo Escreveu:  Oi Amigo , como saber se está fervendo ? quando olha o sistema de arrefecimento ( está pelando de quente) quando aquecia o seu , aparecia o símbolo no painel ?

me passa seu zap, estou chateado e preocupado com isso !!! gosto muito do carro mas ninguém resolver!!! talvez você pode me ajudar!!!

Bruno,
O problema ocorreu da seguinte forma:
- Estava com o carro em movimento;
- Liguei o Ar-condicionado;
- passado alguns minutos alarmou no painel o simbolo de superaquecimento;
- depois eu mudei no computador de bordo pra saber a temperatura, e foi aí que eu vi que chegou a 120°;
- Logo em seguida parei o carro ... esperei por 30 min.. liguei novamente... e em poucos metros alarmou de novo...
- desliguei por completo ... esperei por mais 40 minutos e abri o recipiente de arrefecimento com cuidado e nesse momento que a água+líquido "evaporou"...
- levei em uma concessionária, próxima e eles completaram...
- no outro dia levei na concessionária que eu comprei e que eles fizeram todas as atividades relatadas acima, até solucionar o problema!

Espero ter ajudado

Piscada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/11/2023, 07:42
Resposta: #13
RE: Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado
Estou com mesmo problema no meu MPI 14/15

Com ar ligado ele bate 110º no transito
No scan, em situação normal, ele arma aos 103º e arrefece até os 90º
Já troquei:
1- bomba completa
2- sensor de temp
3- fluido

Alguém tem alguma ideia?

To pensando em remover a válvula de 95º
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
03/02/2024, 18:54 (Resposta editada pela última vez em: 03/02/2024 18:58 por Marcelo Freitas.)
Resposta: #14
RE: Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado
Boa tarde pessoal.

Tenho um Cross UP MPI 2016/2017, original, comprei ele zero na concessionária.

Vamos por parte.
A dois anos atrás fiquei estacionado uns 30 ou 40m com o ar ligado num sol de 40graus do RJ.

Quando movimentei o carro percebi que o carro estava uns 110 graus no painel, desliguei e esperei esfriar até a temperatura baixar, só depois liguei o carro e fui embora.

Poucos dias depois minha ventoinha queimou, o carro superaqueceu novamente e parei para testar a ventoinha ligando o ar e a ventoinha não ligou. Levei numa oficina especializada e consertaram a minha mesma ventoinha.

A partir daí meu carro ficou superaquecendo quando ligava o ar no engarrafamento e quando subia a serra com o ar ligado.

Perdi a paciência e levei na vw e paguei pela substituição do radiador e da ventoinha.

Pronto, estava resolvido o problema, a temperatura nunca mais subiu acima dos 90 graus no painel, nem subindo a serra com o ar ligado em dias de verão.

Assim ficou durante aproximadamente 1 ano e meio.

Até que….????????????

A poucos dias, me vi numa chuva, numa rua cercada de água e para me salvar de enchente sai dali (com o ar ligado, no desespero esqueci de desligar) passando por um volume de agua que já tocava na altura do radiador. Ufaaa me salvei.

Porém no dia seguinte os Velhos sintomas voltaram.

As vezes tenho a impressão que o cofre do motor é pequeno D+ para dissipar o calor que a ventoinha rouba o radiador, bem como a grade do pára-choque é pequena, restringindo a admissão de ar por dentro das comédias do condensador e da ventoinha juntas.

Já pensei em comprar um capô usado e abrir umas saídas de ar (aletas, igual guelrras de tubarão) viradas para trás, para ajudar a dissipar o calor que vai dentro do cofre do motor.

O projeto alemão não previa o clima infernal do verão Brasileiro.

Fiz uma boa pesquisa pelas diversas páginas e sites da web e vrf que existe uma legião de proprietários que passam por essa situação! Então acredito ser realmente problemas no projeto.

Por isso, quem gosta do carro e não quer se desfazer tomar cuidados severos com o veículos, tais quais:
✅ Lubrificante especificado no manual
✅ somente o fluido original na proporção certa! Nunca água da torneira na mistura. (Estou trocando anualmente, no início do verão)
✅ no verão, usar o auxílio do OBD 2 e programar o aviso sonoro para evitar o superaquecimento, para quando apitar, o motorista possa desligar o ar condicionado e restabelecer a temperatura normal de funcionamento do motor.
✅ combustível de procedência.
✴️ Estou pensando em usa rum capô usado com as aberturas que mencionei acima e guardar o original, a fim de melhorar a dissipação do calor dentro do cofre do motor.
✅ manter as aletas do condensador e do radiador limpas para não restringir o fluxo da passagem de ar que troca calor, o espaço estreito entre as aletas costumam acumular areia, terra e fuligens.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/02/2024, 14:50
Resposta: #15
RE: Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado
Se seu carro está armando a ventoinha com 103 graus, então está correto!


Mas como está no verão de 40 graus????
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Temperatura subindo quando força Felippecm 22 8.764 18/02/2024 21:04
Última Resposta: fernando.meneghete
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 5.254 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Motor esquenta ao forçar nickleal 9 10.880 13/11/2023 07:37
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Coxim do motor Up! Tsi André MdM 0 700 19/09/2023 15:16
Última Resposta: André MdM
  Carro liga e depois morre Clezio32 1 894 11/07/2023 19:36
Última Resposta: fernando.c.neves
  Motor duração Lorran Gonzaga 1 1.375 10/04/2023 13:40
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Durabilidade do motor Danilo de Souza Lucas 16 16.930 10/10/2022 12:22
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Trocar motor MPI por TSI Liu Dias 3 2.498 08/10/2022 00:39
Última Resposta: Diego Pereira
  Compatibilidade Motor Parcial faso_sl 0 3.387 09/01/2022 08:58
Última Resposta: faso_sl
  MOTOR AQUECE QUANDO LIGA O AR CONDICIONADO LIGADO!!! Bruno Crespo 15 65.168 12/10/2021 11:00
Última Resposta: Marlon silva

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes