Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Comportamento do motor nas mudanças de combustível
07/04/2016, 16:04
Resposta: #11
RE: Comportamento do motor nas mudanças de combustível
@jduarte nesse contexto creio que seja melhor você focar em somente 1 tipo de combustível;
e se permite a opinião: eu iria só de gasolina.
pois você utiliza mais o torque do motor do que a potência.

no meu caso,
o etanol me agrada pois os 7 cavalos à mais que o motor fornece (82 cv ante 75 cv na gasolina) me ajudam e muito na correria do dia-a-dia (utilizo o carro para tudo, trabalho entregando material da empresa, faculdade, casa da namorada etc) e mesmo assim meu consumo é no mínimo 11.5 km/l de etanol! considero esse consumo mt bom tendo em vista o modo como dirijo às vezes. já fiz médias melhores, como 14 na rodovia, viajando de boa à 100 km/h

das poucas vezes que utilizei gasolina, senti que o carro reconheceu rapidamente qual era o combustível (coisa de 5 minutos ou menos) porém senti falta da potência. sendo assim, foquei na economia e no torque do motor e bati 14,8 km/l de gasolina na cidade!
achei uma média muuuito satisfatória.

p.s: não uso o ar-condicionado o tempo todo,
mas também não fico "miguelando". se preciso dele, uso sem dó (chuva, calor infernal de sp, trânsito parado e caminhão do lado etc)

à título de curiosidade, meu carro é um Take Up, 2 portas, preto completo (ajustes de volante/banco, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas, até o som original vw c/ bluetooth - coisa rara - e etc) ano/modelo 15/16;
e por essa versão "Take" não ter o computador de bordo completo - só marca a "TRIP A" - estou sempre enchendo o tanque e tirando as médias direto na bomba do posto, via calculadora. é sempre uma hora muito feliz, sempre me surpreende positivamente.

abraço!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
04/08/2016, 11:29
Resposta: #12
RE: Comportamento do motor nas mudanças de combustível
Voltando ao assunto...

após 5 tanques de gasolina aditivada (163,5 litros, 3.292 km rodados), reabasteci com etanol, aditivado também. E mantive o mesmo cuidado na tocada do carro visando economia...

Muito interessante o comportamento do motor Tímido
Ele não "sabe", ainda, mesmo após eu ter ido e voltado do trabalho (70 km) que há combustível de massa diferente...

Nas baixas rotações que predominam o meu uso, o motor ficou ligeiramente mais fraco. Em dois momentos indo para o trampo ontem, a retomada suave de velocidade em 4a marcha se mostrou bem mais fraca do que vinha sendo com a gasolina. E digo-lhes que isto não é impressão, é observação!

Conforme ocorreu na primeira vez em que saí da gasolina para o etanol, assimilo que este primeiro tanque vá resultar num consumo perto dos 18 km/l (postei o cartão de controle no tópico de consumo).
A demora da ECU em readequar injeção e ignição do motor devido ao meu modo de dirigir, aparentemente explica essa situação, já que há a injeção de menos combustível do que deveria, levando a um consumo menor inicialmente, com potência menor também...
No etanol a proporção ar/combustível cai dos 14:1 da gasolina, para 9:1 (valores arredondados, apenas). Quando readequada, a injeção de etanol é maior, para a mesma quantidade de ar admitido. Aí sobem potência e consumo, voltando ao patamar normal.

Piscada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
13/08/2016, 21:53 (Resposta editada pela última vez em: 13/08/2016 22:04 por Jduarte.)
Resposta: #13
RE: Comportamento do motor nas mudanças de combustível
e vamos nós...

Depois de abastecer com etanol aditivado após alguns tanques de gasolina, nestes dias frios ouvi a bomba pressurizar a linha de combustível por mais tempo... acho que chega a uns 5~7 segundos a mais...

O primeiro vídeo a seguir mostra quando cheguei ao trampo ontem à noite. Parei um pouquinho antes da vaga, num local plano para registrar. O odômetro marcava 397,5 km. Observem o marcador do combustível.

O segundo vídeo mostra a partida hoje de manhã, com temperatura do ar entre 12 e 13 graus (entrei meia-noite e saí 8 da manhã). Odômetro em 397,7 e marcador do tanque agora em nova medida.
Aos 12 segundos do vídeo há um clique... é o momento em que a bomba de combustível termina a pressurização, e em seguida dou a partida.


https://youtu.be/LcVJEdKT2To


https://youtu.be/szIYmO0hP-U

Como não tinha usado etanol com esse nível de frio, foi novidade perceber esse tempo a mais na pressurização. Reparei nisso nos primeiros dias de uso no frio, porque sempre espero a bomba parar, para dar a partida.

Considerarei estes vídeos como temporários. Daqui há alguns meses vou "desocupá-los"... Tímido

------------
não sei o que houve, não consegui colocar os vídeos normalmente, aqui...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Nível de combustível do painel vs combustível no tanque Claudio 7 6.486 24/02/2024 12:22
Última Resposta: vero.barcante
  Motor Aquece (120°) quando Liga o Ar-Condicionado Pjota Tomé 14 14.685 04/02/2024 14:50
Última Resposta: Marcelo Freitas
  Aquecimento Motor - CP BORDO EXTERNO CMP1969 4 5.254 13/11/2023 07:40
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Motor esquenta ao forçar nickleal 9 10.881 13/11/2023 07:37
Última Resposta: rafaeldemelomourao
  Qual é a Pressão Correta da Bomba de Combustível? anapaulasantosasm 0 642 23/10/2023 09:00
Última Resposta: anapaulasantosasm
  Coxim do motor Up! Tsi André MdM 0 700 19/09/2023 15:16
Última Resposta: André MdM
  Motor duração Lorran Gonzaga 1 1.375 10/04/2023 13:40
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Durabilidade do motor Danilo de Souza Lucas 16 16.930 10/10/2022 12:22
Última Resposta: eduardo.jalaim
  Trocar motor MPI por TSI Liu Dias 3 2.498 08/10/2022 00:39
Última Resposta: Diego Pereira
  Consumo de Combustível Schmitt 826 1.151.935 18/05/2022 16:47
Última Resposta: eduardo.jalaim

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes