Comportamento do motor nas mudanças de combustÃvel
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07/04/2016, 16:04
Resposta: #11
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RE: Comportamento do motor nas mudanças de combustÃvel
@jduarte nesse contexto creio que seja melhor você focar em somente 1 tipo de combustÃvel;
e se permite a opinião: eu iria só de gasolina. pois você utiliza mais o torque do motor do que a potência. no meu caso, o etanol me agrada pois os 7 cavalos à mais que o motor fornece (82 cv ante 75 cv na gasolina) me ajudam e muito na correria do dia-a-dia (utilizo o carro para tudo, trabalho entregando material da empresa, faculdade, casa da namorada etc) e mesmo assim meu consumo é no mÃnimo 11.5 km/l de etanol! considero esse consumo mt bom tendo em vista o modo como dirijo à s vezes. já fiz médias melhores, como 14 na rodovia, viajando de boa à 100 km/h das poucas vezes que utilizei gasolina, senti que o carro reconheceu rapidamente qual era o combustÃvel (coisa de 5 minutos ou menos) porém senti falta da potência. sendo assim, foquei na economia e no torque do motor e bati 14,8 km/l de gasolina na cidade! achei uma média muuuito satisfatória. p.s: não uso o ar-condicionado o tempo todo, mas também não fico "miguelando". se preciso dele, uso sem dó (chuva, calor infernal de sp, trânsito parado e caminhão do lado etc) à tÃtulo de curiosidade, meu carro é um Take Up, 2 portas, preto completo (ajustes de volante/banco, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas, até o som original vw c/ bluetooth - coisa rara - e etc) ano/modelo 15/16; e por essa versão "Take" não ter o computador de bordo completo - só marca a "TRIP A" - estou sempre enchendo o tanque e tirando as médias direto na bomba do posto, via calculadora. é sempre uma hora muito feliz, sempre me surpreende positivamente. abraço! |
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04/08/2016, 11:29
Resposta: #12
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RE: Comportamento do motor nas mudanças de combustÃvel
Voltando ao assunto...
após 5 tanques de gasolina aditivada (163,5 litros, 3.292 km rodados), reabasteci com etanol, aditivado também. E mantive o mesmo cuidado na tocada do carro visando economia... Muito interessante o comportamento do motor Ele não "sabe", ainda, mesmo após eu ter ido e voltado do trabalho (70 km) que há combustÃvel de massa diferente... Nas baixas rotações que predominam o meu uso, o motor ficou ligeiramente mais fraco. Em dois momentos indo para o trampo ontem, a retomada suave de velocidade em 4a marcha se mostrou bem mais fraca do que vinha sendo com a gasolina. E digo-lhes que isto não é impressão, é observação! Conforme ocorreu na primeira vez em que saà da gasolina para o etanol, assimilo que este primeiro tanque vá resultar num consumo perto dos 18 km/l (postei o cartão de controle no tópico de consumo). A demora da ECU em readequar injeção e ignição do motor devido ao meu modo de dirigir, aparentemente explica essa situação, já que há a injeção de menos combustÃvel do que deveria, levando a um consumo menor inicialmente, com potência menor também... No etanol a proporção ar/combustÃvel cai dos 14:1 da gasolina, para 9:1 (valores arredondados, apenas). Quando readequada, a injeção de etanol é maior, para a mesma quantidade de ar admitido. Aà sobem potência e consumo, voltando ao patamar normal. |
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13/08/2016, 21:53
(Resposta editada pela última vez em: 13/08/2016 22:04 por Jduarte.)
Resposta: #13
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RE: Comportamento do motor nas mudanças de combustÃvel
e vamos nós...
Depois de abastecer com etanol aditivado após alguns tanques de gasolina, nestes dias frios ouvi a bomba pressurizar a linha de combustÃvel por mais tempo... acho que chega a uns 5~7 segundos a mais... O primeiro vÃdeo a seguir mostra quando cheguei ao trampo ontem à noite. Parei um pouquinho antes da vaga, num local plano para registrar. O odômetro marcava 397,5 km. Observem o marcador do combustÃvel. O segundo vÃdeo mostra a partida hoje de manhã, com temperatura do ar entre 12 e 13 graus (entrei meia-noite e saà 8 da manhã). Odômetro em 397,7 e marcador do tanque agora em nova medida. Aos 12 segundos do vÃdeo há um clique... é o momento em que a bomba de combustÃvel termina a pressurização, e em seguida dou a partida. https://youtu.be/LcVJEdKT2To https://youtu.be/szIYmO0hP-U Como não tinha usado etanol com esse nÃvel de frio, foi novidade perceber esse tempo a mais na pressurização. Reparei nisso nos primeiros dias de uso no frio, porque sempre espero a bomba parar, para dar a partida. Considerarei estes vÃdeos como temporários. Daqui há alguns meses vou "desocupá-los"... ------------ não sei o que houve, não consegui colocar os vÃdeos normalmente, aqui... |
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